{Look do Dia} Pink!

Leia mais

Sobre os ciclos da vida

Leia mais

Mix de Coisas Viaja: Tiradentes

Leia mais

1 de jul de 2015

Sobre a necessidade de um guarda roupas coordenado #1


Todo mundo já viu uma mulher olhar para o guarda roupas amarrotado de peças, reclamar de não ter nada para vestir. Este é o clichê mais velho da existência das mulheres. rs! Acontece que eu me vi vivendo este dilema por diversos dias (para não dizer meses!) e daí comecei a pensar em o que poderia estar acontecendo comigo (ou com meu guarda roupas) que estava transformando a simples tarefa de me vestir em algo chato e sem graça.

Foi nesse momento de análise que me deparei com um post da Gabi, do Teoria Criativa contando sobre o estilo de vida minimalista da Caroline do blog Un-Fancy. Parei para ler a postagem porque o título me parecia absurdo: "E se o seu guarda roupas tivesse 37 peças?". Eu ri confesso. Depois de ler a postagem, visitar o blog da Caroline e pesquisar mais sobre o assunto, descobri que ter um armário cápsula (como é chamado a coisa de ter poucas peças no armário) me parecia uma boa solução para o problema que estava vivendo. Mas afinal, como assim ter 37 peças no armário?

COMO FUNCIONA O ARMÁRIO CÁPSULA?

A cada estação você seleciona 37 peças para compor o seu guarda roupas, só que lingerie, pijamas acessórios e nem roupas de academia contam. Isso quer dizer que todo o resto deve somar um total de 37 peças. Elas devem combinar em entre si, para que seja possível fazer o maior número de combinações possíveis com tudo o que você tem, assim não irá repetir sempre as mesmas combinações apesar do volume reduzido de peças.

Durante a estação não é permito fazer compras, mas você pode juntar dinheiro durante este período e então, duas semanas antes da nova estação, você já começa a investir e preparar a sua próxima cápsula. É permitido aproveitar roupas que já usou no período anterior na próxima cápsula, o que não for ser reutilizado deve ser doado, vendido ou você pode guardar para usar em outra cápsula.

Esta são as peças da cápsula de primavera da Caroline, veja só:


Conseguem perceber que apesar da diferença de cortes e texturas, as peças combinam bastante entre si? E claro, isso facilita bastante na hora de se arrumar. Ainda mais se você é a louca do "só mais 5 minutinhos" como eu sou!

Existe um planejamento, elaborado pela Carol que a Gabi traduziu e está disponível para download aqui. Ao preencher fica muito mais fácil de planejar quais são as peças ideais para você, a paleta de cores e o que será necessário comprar para sua cápsula. Pode ser bem útil para ajudar quem quer aderir a esta forma de se vestir mas está meio perdido.


POR QUE ADERI O ARMÁRIO CÁPSULA?

Muita gente adere a este estilo de se vestir porque não está satisfeito com a sua relação com o consumo. Sabe aquela velha história de comprar muito e usar pouco? Comprar e não gostar depois? Então... A minha história tem um pouco disso, mas ela é um pouco mais fashion. hehe

Com o passar do tempo fui adquirindo, não em grande volume e nem descontroladamente, peças coloridas, estampadas, com cortes extravagantes, paetê, franjas... quando vi, tinha um guarda roupas cheio de peças diferentes que não dava para combinar entre si e daí não dava para vestir nada. Eu tinha um guarda roupas descoordenado.

Além disso, eu amadureci e meu guarda roupas não refletia este meu crescimento pessoal. Acordava com uma vibe de transparecer a Malu esposa, a Malu formada, a Malu que não é mais adolescente, mas metade das minhas roupas tinham estampas de bichinhos e florzinhas que não era o que eu queria usar mais, sabe?

Assim eu resolvi que várias coisas deveriam sair de cena e alguns tipos de peças mantidas, mas este é um assunto para um próximo post porque este aqui já está grande demais. Parabéns se você chegou até aqui :)

Mais alguém aqui se interessa sobre o assunto? Me contem nos comentários :)

Beijos

8 comentários:

  1. 100% eu. preciso de uma renovação urgente, já comecei a limpeza.
    não sei se encaro o desafio das 37, mas minha mãe ia amar pq nao aguento mais ela falando q nao tem espaço kkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga, 37 é muito mais do que parece ser! Juro! A guria do bazar agradece! kkkkkkk :p

      Excluir
  2. Q legal. Também estou dando uma renova aos poucos, aproveitando as promoções e tals, mas este post serviu para me conscientizar mais sobre escolhas certas e peças que vão durar mais (qualidade e moda tradicional). Mas pra gente que é brasileiro é tudo tão dificil, aqui é tudo muito colorido, lá fora em esses tons pasteis, cinzas e tals que eu não vejo muita graça mas que ajuda melhor a combinar né! Abr

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, na verdade pouco importa o número, o que vale mesmo é a mudança de consciência na hora de comprar! A redução serve mais para gente ser reeducar.

      Acho que a maior dificuldade de encontrar peças básicas é que na sessão desse tipo de peças é tudo de um material super ruim... E fico morrendo de dó de pagar R$100 em uma blusa lisa mas com o material bom :(

      Brasileiro sofre!

      Obrigada por comentar :)

      Excluir
  3. Post interessante, nunca tinha ouvido falar do armário cápsula, mas parece mesmo ser uma óptima maneira de focar nas roupas que são essenciais e podem combinar facilmente umas com as outras.

    estasaudosacasa.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma ótima maneira não só de facilitar o nosso dia a dia, como de descobrimento pessoal né? Pois sabendo o que gostamos para não comprar coisas aleatórias faz com que o processo de comprar fique cada vez mais fácil!

      Beijão

      Excluir
  4. ah, eu conehci essa ideia pelo blog da Gabi e admiro muito quem consegue, porque olha... isso pra mim é tarefa impossível, hahaha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkk! Também parecia impossível para mim, agora não consigo me imaginar sem essa "ferramenta"!

      Beijão

      Excluir