{Look do Dia} Pink!

Leia mais

Sobre os ciclos da vida

Leia mais

Mix de Coisas Viaja: Tiradentes

Leia mais

4 de out de 2013

Como cuidar do seu dinheiro


Estou vivendo uma época em que estou precisando ter um pouco mais de controle sobre os meus gastos: o apartamento está para sair, estou tirando carteira de habilitação, preciso pagar várias contas do casamento e ainda preciso poupar para os gastos na lua de mel e as futuras despesas da minha própria casa. Vou confessar que estou um pouco desesperada, porque eu não sou uma descontrolada com as compras, mas no final do mês, eu não sei com o que gastei todo o meu dinheiro sabe? A um ano atrás eu ganhava bem menos do que eu ganho atualmente e eu tinha mais sobra de dinheiro do que hoje, e eu não sei explicar como isso acontece. kkkk!

Por causa desse meu desconhecimento de pra onde está indo a minha grana, eu senti a necessidade de fazer um controle financeiro, para que eu consiga visualizar melhor os meus gastos. Acontece que  já tentei fazer isso outras vezes, mas nunca consegui levar o plano pra frente por preguiça mesmo sabe? Então eu resolvi compartilhar com vocês aqui no blog essa minha saga, porque aí tenho uma motivação a mais para continuar fazendo que é ajudar a vocês a fazerem o mesmo. haha!

Está passando por essa bagunça? Continue lendo para saber o que fazer.

Faça planilhas

Estou anotando todos os meus gastos diários em uma planilha do excel, (mas você pode fazer isso no google drive ou apps para celular) discriminando item por item que foi pago tanto no cartão de crédito tanto no cartão de débito. Isso porque eu acho que cartão de débito é um dinheiro infinito e eu acabo perdendo um pouco do controle, (quem nunca?? kkk) e no crédito eu preciso anotar porque as vezes chega um valor x na fatura no qual eu não sei ao que é referente, anotando eu não corro o risco de passar por esse tipo de situação.

A minha planilha está assim:


 Tenho um total disponível para gastar que é a soma do meu salário + o dinheiro que ganho para me transportar e alimentar. Aí tenho os dias do mês que estou anotando o valor gasto por dia. No dia 01/10 eu gastei R$ 32,80 no dia 02/10 eu gastei R$46,40 e vou continuar contabilizando assim até o final do mês. Nessa célula de crédito vou anotando os valores que gasto no cartão de crédito, aí quando a fatura chegar, vou saber exatamente quanto tenho que pagar e se bate com o valor da fatura. No final da tabela eu tenho uma fórmula que soma esses valores e ai eu fico sabendo o quanto ainda tenho disponível.


Nos comentários eu discrimino direitinho com o que o dinheiro foi gasto.

  Guarde a sua via de cliente

Sempre que me perguntavam se eu ia querer a minha via da compra eu dizia "Não, obrigada!", mas agora, nessa nova fase, eu senti a necessidade de guardar essas notinhas, para eu ter mais um lugar para consultar e confirmar que os gastos que estou anotando na planilha estão corretos.

Para deixar bem organizadinho e mais fácil de encontrar alguma nota específica, caso eu precise. Estou separando por categorias. Assim olha:


  Confira seu extrato

Os funcionários de bancos são homens e homens erram, então é normal serem lançados no seu extrato gastos, cobranças e taxas que não estão corretas ou não foram feitas por você. Fique atento a isso para não pagar nada errado.

Tenha apenas uma conta ativa

Eu sei que isso pode ser muito complicado para muitas pessoas, mas quanto menos cartões você tiver, menos taxas para pagar você terá e com certeza será muito mais fácil de controlar os gastos (um extrato só para olhar, uma fatura só para emitir, uma taxa para pagar...). Atualmente eu tenho duas contas em bancos diferentes e já está nos meus planos  encerrar uma delas.

Faça compras a vista

Gente, crédito é uma furada! Evitem fazer cartões de loja. Sério! Fica muito mais fácil perder as contas e gastar além do que você ganha...

Eu não sou nenhuma consultora profissional de finanças e nem uma expert em números/ economia, mas estou conseguindo ter bem mais consciência das coisas que compro e bem mais controle sobre as minhas finanças desde que comecei a agir de acordo com as regras acima. Espero muito conseguir fazer isso para o resto da minha vida e claro, aperfeiçoar o meu jeito de fazer esse controle. Então se alguém ai tem alguma dica para me dar, me conte nos comentários, ok?

Beijinhos

8 comentários:

  1. Tudo que eu precisa pra me controlar. Com o cartão de debito as vezes eu acho que sou rica e vou gastando rs', tipo saiu comprando tudo que me dá vontade, comida é o meu ponto mais fraco .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu com cartão de débito vou achando que sou eike batista! hauhuahauhauhauhuahuahu
      Comida é o que eu mais gasto, mas nem é de porcaria, é por ficar o dia todo fora...
      Muito difícil levar lanchinho pro trabalho e abrir mão de dormir meia hora a mais,rs!


      Beijinho

      Excluir
  2. QUE ORGULHO DA MALUZINHAAAAAAAA

    ResponderExcluir
  3. O Ebay sabe para onde esta indo seu dinheiro kkk
    Eu sempre anoto, essas planilhas acho uma confusão, ma só de vc anotar já faz vc refletir.
    Uma dica tb é ter só um cartão como falou, deixar de curtir e tirar as lojas q vc curtiu no facebook, assim não vê promoção nem lançamentos e não compra.
    Vc pode ter uma poupança em outro banco, ai vc quebra o cartão e mensalmente deposita uma pequena quantia, ai vai juntando, não vai querer tirar pq ta sem cartão e enfrentar fila de banco ninguém merece...rsrsrs
    Depois q vc casar pede pro marido pagar umas continhas ou dar aquela blusa nova q vc gostou kkk
    Falar nisso e o Fusca, achou?
    Ao comprar a vista sempre peça desconto, e para ganhar finja q esta desistindo no meio da compra kkk (pena q isso não vale para essas Rener, Avenida, um saco né?)
    Sempre leve dinheiro trocado quando for sair com a galera, assim paga direitinho o racha (deixa de ser besta - Tipo a karol bebe muito kkkk (viajei))
    Escolha supermercado menores, eles são mais baratos as vezes
    Quando quiser comprar algo espere uns 3 dias e vê se precisa mesmo.
    Bom é isso...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo eu GRITEI com a frase do ebay! kkkkkkkkkkkkkkkkk
      Essa planilha eu to conseguindo manter e entender tudo direitinho, mas excel é meio confuso ne? Já testou aplicativos? Talvez funcione melhor pra vc!

      A poupança é uma boa ideia, sempre falo com o Lucas de abrir mas e a preguiça que temos de ir na caixa? hauhauhauhau

      O marido vai pagar tudo, vc acha que vou gastar dinheiro com casa? dhfiuahfdhu
      Brincs!

      O fusca eu ainda não fechei não :((

      A dica do esperar pra combrar eu sigo quando é em loja física, mas na internet ai ai ai... eu custo me segurar!

      Obrigada por comentar :))

      Excluir
    2. Como assim Marido paga??? kkk sobrou pra mim???

      Excluir
  4. Até que eu sou muito econômica. Não saio gastaaando kkkk Mas quando o assunto é dinheiro gosto muito de deixar tudo organizado, fica bem melhor.

    Seu post tá pra lá de bom!

    www.estilodegarota.com

    ResponderExcluir