{Look do Dia} Pink!

Leia mais

Sobre os ciclos da vida

Leia mais

Mix de Coisas Viaja: Tiradentes

Leia mais

16 de mai de 2013

Lendo no iPhone

Quem me segue no Instagram (@carolfcr) ou até mesmo já leu aqui no blog quando falei sobre isso, sabe que costumo ler livros no iPhone. Claro que prefiro o exemplar físico lindo, cheiroso e real na minha mão, mas tenho certeza que vocês entendem que à$ veze$ queremos ler mais livros do que podemo$ ter, não é mesmo? Pois então. Fora que mesmo tirando a questão financeira, é muito mais prático do que carregar um livrão pra cima e pra baixo! No começo é um pouco difícil de acostumar, admito, mas vale a pena! Minha biblioteca do iBooks estava linda cheia de livros mas tive que sincronizar o iPhone no notebook novo e agora só tenho o livro que estou lendo atualmente :(

Bom, vamos lá: existem basicamente dois formatos pra você escolher como quer fazer sua leitura utilizando o iBooks - aplicativo padrão da Apple: PDF comum ou .pub. Vamos primeiro ao mais comum:

PDF
Esse é o jeito mais fácil! Não precisa fazer nada além de baixar o livro, jogar no iTunes e sincronizar o iPhone. O jeito de leitura é esse aí, do jeitinho que vemos no computador. Podemos dar zoom como se fosse uma foto normal. Na verdade é como se fosse um álbum de fotos e vamos passando do mesmo jeito, deslizando para o lado. É o jeito mais prático, mas para quem já acostumou com o formato PUB, não é tão bom!

PUB
O formato PUB é ótimo porque simula um livro de verdade! Você pode passar as páginas com efeito de páginas, aumentar/diminuit o tamanho da fonte, marcar frases com marca texto/sublinhar, escolher temas para o seu livro. Eu já me acostumei com esse. Nesse livro o html do PDF original estava corrompido e por isso ficou com muito espaço entre as frases quando fiz a conversão, mas o normal é uma frase embaixo da outra, certinha mesmo :) 

Mas como fazer para converter um PDF em PUB?
É preciso baixar um programinha no seu computador, chamado Calibre (baixe aqui).
É só arrastar o PDF pra dentro do programa e clicar em "Converter Livros" (o terceiro ícone lá de cima, na barra principal). Depois, você vai na pasta de destino e joga o arquivo PUB no iTunes, e sincroniza normalmente.

Espero que tenha sido um post útil e que vocês possam ler mais ainda, o iBooks facilitou demais a minha vida! :D

6 comentários:

  1. o iBooks abre formato pub tbm?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro, PDF e PUB, como disse no post :)

      Bjss

      Excluir
  2. Por que vc perdeu os arquivos (livros)? Eles não ficam salvos na nuvem (web)? E ah, fica mais barato comprar para livro digital ou vc consegue alguns de graça?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Perdi porque sincronizei com uma nova biblioteca, a do notebook novo!

      Eu nunca comprei e-books, sempre acho versões em pdf para baixar gratuitamente na web :D

      Bjss

      Excluir
  3. Hoje eu li esta matéria sobre o galaxy
    http://br.financas.yahoo.com/noticias/10-coisas-samsung-galaxy-s4-142000091.html

    E fiquei meio preocupado. O iphone não troca bateria? Caso ela dê problema???
    E ah outra coisa o Iphone grava voz para o caso de entrevistas? Obrigado

    ResponderExcluir
  4. Não sei te falar sobre a bateria do iPhone! Nunca tive problema com o meu nem conheço alguém que tenha tido. Mas já tenho ele a mais de dois anos!

    O iphone grava voz sim, já vem com um aplicativo pra isso :)

    Bjsss

    ResponderExcluir