{Look do Dia} Pink!

Leia mais

Sobre os ciclos da vida

Leia mais

Mix de Coisas Viaja: Tiradentes

Leia mais

19 de jun de 2012

Dia do Cinema Brasileiro

Em 19 de junho de 1898, uma "Vista da baia da Guanabara" teria sido filmada pelo cinegrafista italiano Afonso Segreto ao chegar da Europa a bordo do navio Brèsil. Contudo, esse filme é uma lenda e nunca foi exibido. Ainda assim, hoje é considerado o dia do Cinema Brasileiro.

De uns tempos pra cá, a produção cinematográfica nacional começou a ser olhada com um pouco menos de preconceito pelos próprios brasileiros, que costumavam dizer que os filmes só tinham favela, nudez e palavrão. As vezes existia uma razão pra isso né? O fato é que alguns filmes conseguiram se destacar e se mostraram dignos de reconhecimento pela sua qualidade.

Abaixo, meus filmes nacionais preferidos. Me julguem por nunca ter assistido Tropa de Elite, Cidade de Deus ou Olga mas baby, I was born this way!

O Homem Que Copiava - 2003
O filme é um drama dirigido por Jorge Furtado que se passa em Porto Alegre e tem como protagonista André (Lázaro Ramos), um humilde operador de fotocopiadora apaixonado por Silvia (Leandra Leal), que um dia resolve copiar umas notinhas de 50 reais, assim, só pra ver que que pega. Eu amo esse filme porque acho o roteiro muito bem construído e a atuação do Lázaro Ramos está impecável. A narrativa em off no começo é sensacional.

Redentor - 2004
Deus dá um recado pro personagem do Pedro Cardoso (que coincidentemente está no elenco dos meus dois filmes nacionais preferidos - esse e O Homem Que Copiava): manda ele salvar a alma do melhor amigo corrupto, que ferrou a vida de muita gente na construção de um condomínio. Tem muito tempo que eu assisti esse filme, mas ainda lembro de me surpreender com o final. Vou até pra baixar pra rever!

O Palhaço - 2011
Esse todo mundo deve ter assistido ano passado no cinema. A fotografia e a história desse filme dirigido e estrelado por Selton Mello são muito gracinhas e eu me surpreendi de ter gostado, uma vez que ODEIO circo. Nos três primeiros dias em cartaz, arrecadou R$ 2 milhões e na terceira semana atingiu a marca de 1 milhão de expectadores.

Assalto ao Banco Central - 2011
O filme "Assalto ao Banco Central" é uma obra de ficção, inspirada no maior roubo a banco do século: Em Agosto de 2005 164.7 milhões de reais foram roubados do Banco Central em Fortaleza, Ceará. Foi um dos crimes mais sofisticados e bem planejados de que já se teve notícia no Brasil e ninguém sabe quem foram os assaltantes e o que aconteceu com eles. No filme, é apresentada uma versão fictícia do fato. O final acaba lembrando muito "O Plano Perfeito", mas mesmo assim é muito bom.

Se Eu Fosse Você (1 e 2) - 2005 e 2009
A história de troca de corpos entre duas pessoas já é manjada no cinema, mas ver uma versão nacional da história, ainda mais tão bem feita e com atuações tão boas, foi ótimo. Ainda porque não foi só uma vez: Tony "Pires" e Glória "Ramos" repetiram a dose em Se Eu Fosse Você 2 e não deixaram a desejar.

Qualquer Gato Vira-Lata - 2011
Uma comédia romântica que não deve nada para as americanas, e que poderia muito bem ter Jennifer Anniston e Mark Ruffalo interpretando os personagens, haha. O personagem do Malvino Salvador é ótimo e com certeza dá pra se identificar com algum dos protagonistas, apesar do final clichêzão.

Agora a menção honrosa a três clássicos do cinema nacional, que moram em meu coração:
Um Show de Verão (2004), estrelado por Angélica e Luciano Huck, que nem eram casal na época; Simão, o Fantasma Bundão Trapalhão (1998) do Didi e sua linda turma, e Zoando na TV (1999) <3 com Angélica e Márcio Garcia. Sério, COMO NÃO AMAR esses filmes?

E os seus filmes nacionais preferidos, quais são? ;)

Bjs!

13 comentários:

  1. Qualquer gato vira lato é o melhor de todos os tempos... Amo demais s2
    MAs assiste Tropa de Elite, é obrigação!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maluzinha que falou pra Carolzinha assistir Qualquer Gato Vira-Lata uma vez que Maluzinha acha que Carolzinha é o personagem de Malvino Salvador!

      Excluir
  2. Cadê Lua de Cristal? /chatiado

    Mas tá faltando o Clássico: Auto da Compadecida..."Num Sei, Só sei que foi assim."

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se fosse pra colocar Xuxa eu colocaria Amor Estranho Amor! HAHAUAUAHAHA
      E Auto da Compadecida e Central do Brasil eu até gosto mas achei mto manjadão pra por no post, haha!

      Excluir
  3. Boa a lista, mas a minha acho que seria um pouco maior: divã, xingu, capitães da areia, e tropa de elite, assite veei, o 2 é muuuuuito doido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Brigada, Ana!
      Sofro bullying por causa de Tropa de Elite, apenas! Haha.

      Excluir
  4. Cilada.com, pra mim, é o melhor de todos os tempos ! Acho que nunca ri tanto no cinema, como no dia que fui ver esse filme. haha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agente vai baixar e te contar o que achamos Geny! Vc fez muita propaganda boa desse filme ! rs

      Excluir
  5. Opa... sou fã de carteirinha do cinee brasileiro e vou indicar mais alguns filmes para sua listinha que ta muito boa heheheeh

    O filme da Xuxa (Brincadeira esquece esse filme hauhauhauhauah)
    O Xango de Baker Street - Baseado no Livro do Jô Soares.
    Dom - Baseado em Dom Casmurro
    O auto da compadecia - Clássico né?
    O Homem nú...
    Meu tio matou um cara..
    A partilha...
    O quatrilho...
    CENTRAL DO BRASIL (pow o filme disputou oscar a doidado hehehe)
    Besouro...
    Os dois filhos de francisco
    Divã...(engraçdíssimo)
    Meu nome não é jony...
    Irma Vap...
    Madame satã....
    Deus é Brasileiro...
    Cazuza...

    E em homenagem ao dia de hoje estão prestes a entrar na minha pequena listinha que é muito maior:
    Memórias póstumas, e Quincas Berros D´água...

    Falando em cine brasileiro... não podemos deixar de falar no mais famoso de todos os personagens brasileiro, o Jeca Tatu, enterpretado pela lenda Mazzaropi né?!?!?!
    Bejus maluzinha...
    Vida Longa e Próspera....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não fala de Besouro não Kyle que a Malu vai ter um troço kkkk Jeca Tatu era fino =D

      Excluir
    2. Kyle, com esse seu reértório de cinema nacional tá até parecendo que você é uma pessoa culta! rsrs
      Besouro é muito trash. MAs cazuza, Deus é Brasileiro, Divã, Dois filhos de Francisco e meu tio matou um cara, são ótimos!
      O resto eu aind não tive a oportunidade de ver, mas eu vou dar um jeito de aproveitar as férias e quem sabe ver algum né?
      Brigadinha pelo comentário :)

      Excluir
  6. Carolzinha... o homem que copiava é ótimo vou te confessar que foi a partir dele que comecei a me interessar mais por filmes nacionais... ainda não vi, mas já me recomendaram muito, tanto que os direitos foram comprados pela bela Holywood, é o "Dois Coelhos" convence Maluzinha de ver eu levo a pipoca e a Coca-Cola =D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu tava vendo que compraram os direitos de "dois coelhos" esses dias... quero ver sim!

      Excluir