{Look do Dia} Pink!

Leia mais

Sobre os ciclos da vida

Leia mais

Mix de Coisas Viaja: Tiradentes

Leia mais

27 de abr de 2012

Lomografia



Desde muito antes de trabalhar com fotografia, a lomo sempre me chamou atenção. As cores, o foco desleixado, o enquadramento pouco trabalhado... Cada detalhe da lomografia, fazia com que eu me apaixonasse mais por esse estilo a cada foto que via.

Sempre ficava imaginando como os fotógrafos faziam para conseguir fotos com aqueles efeitos tão lindos e charmosos. Mais pra frente, fui descobrir que a lomografia nada mais é que um fenômeno produzido por uma câmera de alta sensibilidade capaz de registar cor e movimento sem necessidade de flash e sem deformação.

O mais interessante é como essa "brincadeira" que nós adoramos hoje começou: em 1991, dois jovens vienenses, de férias na capital da República Checa, descobriram a máquina Lomo (um modelo de câmera criada pela URSS na Guerra Fria). Começaram então a fotografar tudo, muitas vezes sem sequer olhar através da objectiva. Quando voltaram para a casa, o fascínio dos dois fotógrafos pela cor, a luz e a qualidade das imagens (focadas ou desfocadas) foi tão contagioso que rapidamente a moda das Lomo se espalhou entre os jovens da cidade. Em 1995 nascia em Viena, na Áustria, a Sociedade Lomográfica e a primeira LomoEmbaixada, com o objectivo de impedir o desaparecimento das pequenas máquinas fotográficas russas, uma vez que a fábrica de São Petersburgo tinha acabado com a produção. A Sociedade Lomográfica organizou uma série de vendas de Lomos no âmbito de diversos eventos culturais, que serviram para afirmar o valor artístico da Lomografia.
Apartir daí a "lomomania" não parou muito nunca mais. Mesmo com a facilidade de se ter uma câmera digital hoje em dia, a lomo conntinua sendo a queridinha de muita gente, e por muitos é considerada como um estilo de vida, já que a lomografia não é uma fotografia encenada, produzida; é uma fotografia do cotidiano.
As câmeras são uma graça,  parecem de brinquedo e têm preços super acessíveis.

Quem tiver interesse em comprar tem lojinha aqui e aqui.

Alguém aqui já teve experiências lomográficas e quer contar pra gente?

Xoxo

3 comentários:

  1. Podemos chamar a lomo digital de instagram?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Podemos não Igor, o Instagram só reproduz os efeitos. Mas não podemos falar que é a mesma coisa por causa da forma como os efeitos são conseguidos.

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir